quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alvares de Azevedo

Manuel Antônio Álvares de Azevedo foi um escritor da segunda geraçao romantica.
Durante o curso de Direito traduziu o quinto ato de Otelo, de Shakespeare; traduziu Parisina, de Lord Byron;
Não concluiu o curso, pois foi acometido de uma tuberculose pulmonar nas férias de 1851-52.

                                                              Feito por : Ellen , Thais e Milena 







 Começou seus estudos no Rio de Janeiro mas depois mudou para Sao Paulo para fazer seu curso de Direito, onde começou suas produções literárias. Suas principais influencias são Lord Byron, Goethe, mas principalmente Alfred de Musset. Ele foi o maior romantico da segunda geração romantica e é autor de muitas obras como: Lira dos vinte anos, Noite na Taverna e Macário. 

 O poema "Ideias Intimas" fala de uma mulher que chegou de repente na vida dele e mecheu com seus sentimentos. Aí vai um trecho: 
 "Não sei por qual caminho
Mas ela veio, chegou de mansinho
Chegou tímida, despretensiosa
Retraída, atrativa, cuidadosa"

Antíntese é uma figura de linguagem  que consiste em colocar uma ideia opostas, fazendo por exemplo um jogo de palavras. Alvares de Azevedo usava muito esses tipo de figura.

¨¬ Exemplo de antitese personificada:
"Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta — sonhou — e amou na vida."

  Ironia no poema " É ela! É ela! É ela!" 

Como dormia! que profundo sono!...
Tinha na mão o ferro do engomado...
Como roncava maviosa e pura!...
Quase caí na rua desmaiado!

Feito por: Letícia Braga e Gabriela Cabral 


Música romantica: musica no romantismo.

Um dos compositores de música romantica: Beethoven. Foi o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão

#Estilo das composições: Música erudita ou classica.
 
# Característica das composições da época: 
A surdez possibilitou que Beethoven se tornasse mais introspectivo, profundo, contemplativo e livre das convenções musicais. Cria, então, algumas de suas maiores obras: 
Sonata No.29 em Si bemol maior op.106 [Hammerklavier] (1818) 
Sonata No.30 em Mi maior Op.109
Sonata No.31 em Lá bemol maior Op.110 (1822) 
Sonata No.32 em Dó menor Op.111 (1822)
Essas obras não incluia letra. Beethoven tinha uma orquestra, e assim divulgava seus trabalhos.

               Aos 15 anos ele já criava suas primeiras composições. Ele sempre era condicionado pelo o equilibro, pelo amor e pela a natureza. Beethoven criava músicas para si mesmo, sem um principio nobres.













Feito por: Gabriela Cabral e Letícia Braga



A ópera
As óperas mais famosas hoje em dia são as românticas. Os grandes compositores de óperas do Romantismo foram os italianos Verdi e Rossini e na Alemanha, Wagner. No Brasil, destaca-se Antônio Carlos Gomes com suas óperas O Guarani, Fosca, O Escravo, etc. A orquestra cresceu não só em tamanho, mas como em abrangência. A seção dos metais ganhou maior importância. Na seção das madeiras adicionou-se o flautim, o clarone, o corne inglês e o contrafagote. Os instrumentos de percussão ficaram mais variados.
                         
Feito por : Ellen, Thais e Milena.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Musica popular romântica hoje:

A musica de Roberto Carlos -  Amor Perfeito é uma música que mostra o sofrimento de uma pessoa que perdeu seu grande amor, e que agora se arrepende, que sente falta, e como a própria musica diz, que sem o amor não sabe viver.


“Fecho os olhos pra não ver passar o tempo, sinto falta de você Anjo bom, amor perfeito no meu peito, sem você não sei viver
Vem, que eu conto os dias conto as horas pra te ver Eu não consigo te esquecer Cada minuto é muito tempo sem você, sem você
Os segundos vão passando lentamente, não tem hora pra chegar Até quando te querendo, te amando, coração quer te encontrar
Vem, que nos seus braços esse amor é uma canção E eu não consigo te esquecer Cada minuto é muito tempo sem você, sem você
Eu não vou saber me acostumar sem sua mão pra me acalmar Sem seu olhar pra me entender, sem seu carinho, amor, sem você Vem me tirar da solidão, fazer feliz meu coração Já não importa quem errou, o que passou, passou então vem

#A musica Abando, também de Roberto Carlos, mostra o sofrimento por conta de um amor, por conta da espera de um amor; que faz com que a pessoa se sinta morta.

“Se voltar não faça espanto, cuide apenas de você Dê um jeito nessa casa, ela é nada sem você Regue as plantas na varanda, elas devem lhe dizer Que eu morri todos os anos, quando esperei você Se voltar não me censure, eu não pude suportar Nada entendo de abandono, só de amor e de esperar Olhe bem pelas vidraças, elas devem lhe mostrar Os caminhos do horizonte Onde eu fui lhe procurar Não repare na desordem, dessa casa quando entrar Ela diz tudo que eu sinto, de tanto lhe esperar”

#Mas apesar de todos os sofrimentos que ambas musicas mostram, hoje em dia, muitas pessoas se encontram nestas musicas, e as acham muito românticas.


#As semelhanças que podemos encontrar na musica Amor Perfeito ou na Abandono ao Romantismo, é o amor trágico, a saudade que ele sente pela a amada.

#Na Amor Perfeito, o autor, passa a impressão de se importar muito com ele, pois ele pede ao o seu grande amor que volte, para si mesmo sair da solidão, uma característica forte do romantismo: os autores voltam-se para si mesmos.

Feito por: Gabriela Cabral e Letícia Braga.


A dupla Jorge e Mateus vem fazendo muito sucesso com musicas romantincas e tocando o coração de muitos apaixonados.Um exemoplo é a musica De Tanto Te Querer, em que uma pessoa pede pra sua amada largar tudo e ir para seus braços, em que ele acha que a vida sem ela é o inferno eque só ela pode fazer ele ir para o paraíso.

Larga tudo e vem correndoVem matar minha vontadeJá faz tempo que eu to sofrendoMereço um pouco de felicidade
Larga tudo e vem correndoPra eu mergulhar no seu sorrisoMe arranca desse inferno Me leva pro seu paraíso
Eu não desisto do que eu queroMas não me desespero, te esperoNa tarde quente ou madrugada friaNa tristeza ou na alegria
Ficar sozinho não rolaMas amor não se implora Nem se joga foraO amor a gente conquista e não há quem desistaSe o coração chora
Chora com vontade de te verChora com saudade de vocêChora às vezes eu nem sei porqueDeve ser de tanto te quererIêiê de tanto amar você
A musica Pensando Em Você de Claudia Leitte fala que ela se apaixonou por seu amigo, mas que ela pode tar confundindo uma grande amizade com paixão, mas ela não consegue parar de pensar nele, ele não said e sua cabeça, ela faz de tudo pra chamar sua atenção e até mete os pés pelas mão, e quando uma outra apaixonada quer tirar dela a atenção de seu amado ela engoleseco de ciumes. E ela pede em orações que as portas do coração dele se abrão pra ela o conquistar, mas que seja feita a vontade de Deus.

Estava satisfeita em te ter como amiga
Mas o que será, que aconteceu comigo?
Aonde foi que eu errei?
Às vezes me pergunto se eu não entendi errado
Grande amizade com estar apaixonada
Se for só isso logo vai passar
Mas quando toca o telefone será você?
O que eu estiver fazendo eu paro de fazer
E se fica muito tempo sem me ligar
Arranjo uma desculpa pra te procurar
Que tola mas eu não consigo evitar

Porque eu só vivo pensando em você
E é sem querer, você não sai da minha cabeça mais
Eu só vivo acordada a sonhar
Imaginar nós dois
Às vezes penso ser um sonho impossível
Uma ilusão terrível será?
Hoje eu pedi tanto em oração
Que as portas do seu coração
Se abrissem pra eu te conquistar
Mas que seja feita a vontade de Deus
Se ele quiser então, não importa como, onde, quando
Eu vou ter seu coração.

Eu faço tudo pra chamar sua atenção
De vez em quando eu meto os pés pelas mãos
Engulo a seco o ciúme
Quando outra apaixonada quer tirar de mim sua atenção
Coração apaixonado é bobo
Sorriso seu ele derrete todo
O teu charme, teu olhar
Tua fala mansa me faz delirar
Mas quanta coisa aconteceu e foi dita
Qualquer mínimo detalhe era pista
Coisas que ficaram para trás
Coisas que você nem lembra mais
Mas eu guardo tudo aqui no meu peito
Tanto tempo estudando teu jeito
Tanto tempo esperando uma chance
Sonhei tanto com esse romance
Que tola mais eu não consigo evitar.

Feito por: Thais, Ellen e Milena.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Linha do Tempo - Romantismo no Brasil

O Romantismo no Brasil teve inicio com a publicação do livro de poemas  "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves Magalhães, em 1836 e durou 45 anos. 


Um grupo de jovens estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e de Manuel de Araujo Porto Alegre , inicia um processo de renovação das letras, influenciados por Aleida Garret e pela leitura dos românticos franceses.


A primeira geração do Romantismo destaca-se na tentativa de diferenciar o movimento das origens européias e adaptá-lo, de maneira nacionalista, à natureza exótica e ao passado histórico brasileiros. Os primeiros românticos eram utópicos.



    Feito por: Ellen, Thais e Milena


Romantismo no Brasil (1836/1881)


1836- início no Brasil - com a publicação da obra Suspiros poéticas e saudades  e, em 1844 A Moreninha  de Joaquim Manoel de Macedo.
1881 – início do Realismo/Naturalismo/Paranasianismo no Brasil com a publicação das obras



Principais autores na poesia:
1ª geração
- Gonçalves de Magalhães / Araújo Porto Alegre / Gonçalves Dias
2ª geração – distingui-se o Byronismo literário pela temática do tédio, do amor, da morte, da dúvida. É o ultra-romantismo, egocêntrico e mórbido, momento mais radical da poesia romântica. Os autores europeus que mais influenciaram o também chamado mal-do-século: Byron e Musset.
- Álvares de Azevedo / Casimiro de Abreu / Junqueira Freire /Fagundes Varela
3ª geração – O condoreirismo caracteriza-se como estilo vibrante e oratório, repleto de metáforas ousadas, hipérboles e antíteses,revelando temais sociais.
-Castro Alves / Tobias Barreto
                



Feito por:  Gabriela Cabral  e  Letícia Braga

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Principais Obras de Goya, Delacroix, Géricault e Rodin.


Principais Obras de Goya: 
"El baile de San Antonio de la Florida o Bile a
orillas del Manzanares" (1776 - 1777).
 A obra retrata dança em grupos e a dança é uma 
forma do Romantismo.


"La muerte del picador o Cogida de un picador". A obra retrata a morte de um cavalo.




Principais obras de Delacroix:
"A Liberdade Guiando o Povo" (1830)
A "liberdade" (a mulher de seios aparecendo) traz numa mão uma arma e na outra abandeira da França; Que representa o Nacionalismo Puro.


"A Morte de Sardanapalo" (1827)Foi inspirado num poema de Lord Byron.  







Principais Obras de Géricault:


"A balsa da Medusa" (1818 - 1819)

Quadro ilustra a situação dos sobreviventes 

do naufrágio do navio Medusa,trágico acontecimento 

de 1816 que provocara 

um escândalo político na França.


"Oficial da Guerra Imperial"Representa um oficial de
hussardos a cavalo, sobre um
fundo realçado pelo céu turbulento.


Principais Obras de Rodi: ( Suas primeiras esculturas foram feitas na cozinha de sua mãe.)

"O pensador" 
Representa um homem, um ser pensante.
"O homem de nariz quebrado"
Foi a primeira escultura do autor.
Curiosidade: Não foi aceita no Salon de Paris
pois falaram que era um esbolço, algo inacabado.
     

Feito por: Letícia Braga e Gabriela Cabral.




Principais Obras de Goya 


 Principais obras de Delacroix 


 

 Principais obras de  Géricault 




Principais Obras de Rodin


Obra "O Beijo" de Rodin. 


                                                                     Feito por : Ellen, Milena e Thais


 

Inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo, e semelhanças e diferenças entre os recursos pictóricos empregados por eles.

pintura do Romantismo brasileiro foi a principal expressão das artes plasticas no Brasil; Essa produção pictórica se inseriu na evolução do movimento romântico e coincidiu com o período do Segundo Reinado. Alguns artistas plásticos como Goya, Theodore Géricault, Eugene Delacroix e August Rodin são exemplos de pinturas relacionadas ao Romantismo.

Goya: Como vários modernos, seus retratos críticos da realeza, tanto quanto sua representação da estupidez e do sofrimento humanos, ancoravam-se em sólidos princípios clássicos; deu origem a obras transcendentais de grande força expressiva e absoluto domínio técnico.    


Goya.
Para tanto, o artista mergulhou nos fundos mais sombrios das fantasias e fobias humanas, algo assim como a visão de um lunático ou de um desvairado na cata dos mistérios do inominável.  

Para tanto, o artista mergulhou nos fundos mais sombrios das fantasias e fobias humanas, algo assim como a visão de um lunático ou de um desvairado na cata dos mistérios do inominável.
Umas das Obras de Goya.


Theodore GéricaultNa França Eugéne Delacroix e Theodore aparecem como os principais lideres românticos; Theodore foi muito influenciado por Gros e exerceu uma grande influencia sobre Delacroix; Seu quadro a " A Balsa Da Medusa" relata o resgate dos sobreviventes de uma tragédia marítima que foi escândalo nessa época.
.


Eugene Delacroix: suas obras são marcadas pela grande expressão cromática, simbolismo, sentimentalismo e refinamento. Abordou temas exóticos, religiosos, cotidianos, políticos e históricos. Jean-Auguste-Dominique Ingres foi o principal rival de Delacroix. O Romantismo é um movimento artisticamente intenso e apaixonado, com ideais fortes e claros, e isto se pode perceber nas pinturas de Delacroix. 
Uma das obras de Delacroix:




Auguste Rodin: René-François-Auguste Rodin foi um importante escultor francês. Sua obra teve grande influência do impressionismo e do simbolismo,  desde criança demonstrou grande interesse por esculturas. Aos 13 anos de idade, entrou para uma academia de arte para aprender os princípios básicos das Artes Plásticas, Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris. Na década de 1880, Rodin criou outras quatro grandes esculturas: “O pensador” (1880), ”O beijo” (1886), “Os cidadãos de Calais” (1886) e “O filho pródigo” (1889). 




  

Feito por: Gabriela Cabral e Letícia Braga.




As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estetica e poetica em um dado momento historico. O surgimento das artes plásticas está directamente relacionado com a evolução da espécie humana.

 A relação entre o romantismo e as artes plásticas é justamente o uso do romantismo nas artes plásticas. Elas exprimiam as imaginações e as emoções dos artistas, que trocaram as cores brilhantes por cenas de violência com cores sombrias e escuras, principalmente pelos artistas Francisco Goya e Egéne Delacroix.

 

 

                                                                Feito por : Ellen , Thais e Milena

sábado, 12 de maio de 2012

Vídeo com clipes de músicas atuais que possuem características românticas: O romance romântico.

Mine - Taylor Swift: A música fala da imaginação da garota que ao ver um homem ela imagina todo o futuro que poderia ter junto com aquele homem.

It Will Rain - Bruno Mars: Nesse vídeo ele declara o sentimento pela a amada e o que aconteceria se ele a perdesse. Está notavelmente evidente que na letra ele realmente ama ela de verdade; aí vai um trecho:
"Porque não haverá luz do sol                             
  Se eu te perder, querida     Não haverá céu claro     Se eu te perder, querida     Assim como as nuvens    Meus olhos farão o mesmo    Se você se afastar, todos os dias irá chover    Chover, chover..."





Feito por Letícia Braga e Gabriela Cabral.




Someone Like You - Adele A musica fala de um antigo romance da cantora. Que não teve um final feliz, em que o seu ex amor já esta estabilizado e feliz, e agora esta casado.E tudo o que ela deseja é que eles possam ser como antes, velhos amigos, apesar dela não conseguir ficar longe dele, e gostaria que ele percebesse que pra ela nada acabou, só ficou congelado no tempo mas poderia ser retomado.Mas ela acha melhor deixar pra lá e diz que vai encontrar alguém como ele, e quer queele seja feliz com sua nova mulher, mas implora pra ele não a esquecer.Mas ela não consegue esquecer o que ele sempre dizia "Às vezes o amor dura, mas, às vezes, fere"


                                                                                                Ai já era- Jorge e Mateus  A composição foi feita  para fazer a amada da dupla pensar pois ele diz que já a escolheu e que sabe que ela a escolheu, e pede pra ela não negar ao coração que esta com sintomas de paixão. Daí ele vai descrever quais são esses sintomas como por exemplo:É quando os olhos se caçam, em meio a multidãoQuando a gente se esbarra, andando em qualquer direçãoQuando indiscretamente, a gente vai perdendo o chãoVai ficando bobo. E depois desses sintomas eles dizem que ai já era hora de se entregar porque o amor não espera só deixa o tempo passar e fica pro coração a intenção de avisar que o coração dele ta dando sinal que ta querendo à amar.


 





Feito por: Thaís, Ellen e Milena.



   



quinta-feira, 10 de maio de 2012

A dama de Shalott - Relações com o Movimento romântico/Literário.

A pintura foi inspirada em um poema que leva o mesmo nome, escrito por Alfred Tennyson. O poema, teve inspiração na lenda do rei Arthur. Para transformar o poema em pintura, John William Waterhouse se concentrou nos versos:
"Rio abaixo, onde a vista não alcança
Como um vidente em pleno transe...
um brilho opaco no semblante
Ela olhou para Camelot."
 O pintor escolheu retratar este momento devido ao tema da mulher que abandonava a vida celibatária por uma paixão condenada, que era muito popular na literatura, na arte e no teatro vitorianos.

5 detalhes de A Dama de Shallot se destacam:

1. O rosto da Dama:A expressão da modelo e a sua cabeça ereta lembram uma situação de sofrimento. A dama sabe que a sua morte é iminente.

2. As velas e o crucifixo: Das três velas na proa do barco, duas foram apagadas pelo vento, indicação de que a dama está quase no fim de sua jornada e de sua vida. O crucifixo à sua frente, símbolo da morte sacrificial, é uma sugestão de que a moça vai encontrar o seu caminho até o céu.

 3. Folhas flutuando na água: As folhas aparecem sobre a água para representar não só o outono da vida como a noção vitoriana da "mulher caída", ou seja, a que sucumbiu à tentação sexual.

4. O bordado: O bordado que a dama tecia em sua torre aparece sobre a lateral do barco. Nos círculos são retratadas cenas que ela viu através do espelho durante a sua permanência na torre.

 5. A corrente:A dama segura uma corrente em sua mão direita. Esta corrente matinha o barco ancorado à ilha, mas também tem um significado metafórico: representa o medo da dama a respeito da maldição que a privou da vida. Ao deixar para trás as correntes e seus temores, a moça está se libertando.

A relação entre o quadro o Movimento Romantico é que ambos retratam o drama humano, o amor trágico. E a arte é um jeito de expressar o romantismo.

Feito por: Letícia Braga e Gabriela Cabral

Tennyson escreveu duas versões do poema, uma publicada em 1833, de vinte estrofes, o outro em 1842 de 19.
Foi certamente baseado na lenda arturiana de Elaine de astolat , recontada na novela italiana Dona di scalotta do século XIII, sendo que a primeira versão se aproxima mais deste material que a versão posterior.
  Tennyson incidiu no "isolamento da dama na torre e sua decisão em participar da sociedade, dois temas não mencionados em Donna di Scalotta."




Feito por: Ellen, Milena e Thais

Linha do Tempo - Romantismo em Portugal século XIX

Nas artes plásticas o Romantismo é considerado um movimento oposto ao neoclassicismo, que foi um movimento cultural que surgiu na Europa e que teve grande influência na arte e na cultura do Ocidente.
Ele tem como marco forte o poema criado por Almeida garret - Camões, em 1825, mas só depois de anos ele se enraízou em  Portugal.
O Romantismo durou cerca de 40 anos terminando em 1865 por conta da questão Coimbrã.É interressante resaltar que durante e depois de 1865 os poetas românticos e prosistas publicavam ainda
com sucesso suas obras.






 
Características gerais: 
• a valorização dos sentimentos e da imaginação; 
• o nacionalismo; 
• a valorização da natureza como princípios da criação artística; e 
• os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 
A escultura e a arquitetura registram pouca novidade. Observa-se, grosso modo, a permanência do estilo anterior, o neoclássico. Vez por outra retomou-se o estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico. 
Obra Destacada: Edifício do Parlamento Inglês 
Características da pintura: 
• Aproximação das formas barrocas; 
• Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; 
• Valorização das cores e do claro-escuro; e 
• Dramaticidade 
Temas da pintura: 
• Fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas; 
• Natureza revelando um dinamismo equivalente as emoções humanas; e 
• Mitologia Grega 
Principais artistas: 
Goya
- Nasceu no pequeno povoado de Fuendetodos, Espanha, em 1746. Morreu em Bordeaux, em 1828. Goya e sua mitologia povoada por sonhos e pesadelos, seres deformados, tons opressivos. Senhor absoluto da caricatura do seu tempo. Trabalhou temas diversos: retratos de personalidades da corte espanhola e de pessoas do povo, os horrores da guerra, a ação incompreensível de monstros, cenas históricas e as lutas pela liberdade. Obra destacada: Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808. 
Turner
- representou grandes movimentos da natureza, mas por meio do estudo da luz que a natureza reflete, procurou descrever uma certa atmosfera da paisagem. Uma das primeiras vezes que a arte registra a presença da máquina (locomotiva). Obras destacadas: Chuva, Vapor e Velocidade e O Grande Canal, Veneza. 
Eugène Delacroix
(1798-1863), suas obras apresentam forte comprometimento político e o valor da pintura é assegurada pelo uso das cores, das luzes e das sombras, dando-nos a sensação de grande movimentação. Representava assuntos abstratos personificando-os (alegorias). Culto, dono de uma língua ferina, rico e namorador. Amigo do compositor Frèderic Chopin, inimigo do romancista Honoré de Balzac, admirado pelo poeta Charles Baudelaire e indiferente às demais celebridades de seu tempo, Delacroix tinha noção da própria grandeza. "A principal qualidade de um quadro é ser uma festa para os olhos", escreveu na derradeira nota de seus famosos diários, em 1963, menos de dois meses antes de morrer. Nascido num momento crucial da História da França, aquele em que a burguesia revolucionária colhia os frutos de seu triunfo sobre o monarquia dos reis Capeto, o pintor viveu a maior parte da vida jovem e adulta num mundo que voltava aos poucos à antiga ordem natural das coisas. Assistiu à ascensão e queda de Napoleão Bonaparte, a restauração da dinastia dos Bourbon e, finalmente, a entronização do rei Luís Felipe, em 1830. Seu quadro mais conhecido A Liberdade Guiando o Povo, muitas vezes tomado como um símbolo das lutas populares e republicanas, foi feito por inspiração do movimento que levou Luís Felipe ao trono da França. 


      


Feito por Ellen,Thaís e Milena.


 



Romantismo em Portugal (1825/1865)
- 1825 – publicação do poema narrativo Camões, de Almeida Garrett, em que o autor apresenta um biografia sentimental do grande poeta renascentista português.
- 1865 – ocorrência da Questão Cimbrã, uma polêmica intelectual que envolveu escritores românticos e escritores novatos. Tem esse nome porque centralizou-se em Coimbra, cidade portuguesa que abriga uma das mais antigas universidades da Europa.
Nesse contexto ocorrem as primeiras manifestações do Romantismo português que se desenvolveu em três momentos distintos:
1º momento – escritores com características ainda neoclássicas:
Almeida Garrett (1799/1854) – Camões (1825) / Dona Branca (1826) / Folhas Caídas (1853) poesia / Viagens na minha Terra (1846) prosa / Frei Luís de Sousa (1844) teatro
Alexandre Herculano(1810/1877) – O Bobo (1843) / Eurico, o presbítero (1844) / O monge de Cister (1848) / Lendas e narrativas (1851)
Antônio Feliciano de Castilho (1800/18750) – A noite do castelo (1836) / Os ciúmes do bardo (1836)
2° momento – Escritores plenamente românticos
Soares de Passos (1826/1860) – Poesias (1855)
Camilo Castelo Branco (1825/1890) – Amor de Perdição (1862) / Amor de Salvação (1868) / A doida do Candal (1867)
3° momento – Escritores de um romantismo mais contidoJoão de Deus (1830/1896) – Campo de Flores (1893)

Período de Transição (1808-1836)
Simultaneamente ao final das últimas produções do movimento árcade, ocorreu a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil. Esse acontecimento, significou o início do processo de Independência da Colônia. O período compreendido entre 1808 e 1836 é considerado de transição na literatura brasileira devido à transferência do poder de Portugal para as terras brasileiras que trouxe consigo, além da corte e da realeza, as novidades e modelos literários do Velho Continente nos moldes franceses e ingleses. Houve também a mudança de foco artístico e cultural, da Bahia para o Rio de Janeiro, capital da colônia desde o ano de 1763.
Segundo o crítico literário Antônio Cândido, no livro Noções de Análise Histórico-literária:
"No Brasil não havia universidades, nem tipografias, nem periódicos.Além da primária, a instrução se limitava à formação de clérigos e ao nível que hoje chamamos secundário, as bibliotecas eram poucas e limitadas aos conventos, o teatro era paupérrimo, e muito fraco o intercâmbio entre os núcles povoados do país, sendo dificílima a entrada de livros."

O que explica o desenvolvimento literário incipiente, se comparado com o mesmo período na metrópole. Os autores vistos até então eram produto da educação europeia e/ou religiosa que receberam.
Com a vinda da Família Real, os livros puderam ser impressos no território, em função da Imprensa Régia, derrubando a medida que proibia sua impressão e difusão sem a autorização prévia de Portugal, dando início não apenas ao desenvolvimento da literatura mas, também, a um sentimento de nacionalidade no território, uma das principais características do período romântico brasileiro.

Feito por: Gabriela Cabral e Letícia Braga

terça-feira, 8 de maio de 2012

A relação entre a vida pessoal do poeta Lorde Byron e sua poesia.

George Gordon Byron, conhecido como Lord Byron, nasceu em 22 de janeiro de 1788, em Londres.
Apesar de nascer em família rica, seu pai, Capitão John Byron, era um "bon-vivant" que destruiu toda a riqueza. Sua mãe, Catherine Gordon Byron, vinha da família dos Gordons escocês, uma família tradicional e muito conhecida por sua ferocidade e violência.
Havia, junto com a esposa, imigrado para a França para fugir das cobranças de credores. Porém, como ela não queria que seu rebento nascesse em solo francês, não hesitou em voltar à ilha da rainha. John ficou e encontrou abrigo na casa de sua irmã. Em 1791, ele encontrou a morte em Missolonghi, onde estava lutando ao lado dos gregos pela sua independência da opressão turca. Segundo consta, a causa da morte parece ter sido uremia, complicada por febre reumática.Logo após o nascimento de Byron, sua mãe o levou para a Aberdeen, Escócia, onde uma deformidade em seu pé logo ficou evidente.



A obra e a personalidade romântica de Byron tiveram, no início do século XIX, grande projeção no panorama literário europeu e exerceram enorme influência em seus contemporâneos, por representarem o melhor da sensibilidade da época, conferindo-lhe muito de sedução e elegância mundana.
"Há um prazer nas florestas desconhecidas;
Um entusiasmo na costa solitária;
Uma sociedade onde ninguém penetra;
Pelo mar profundo e música em seu rugir;
Amo não menos o homem, mas mais a natureza..."


Feito por Ellen,Thaís e Milena.


Primeiro... Quem é Lord Byron?
George Gordon Byron(1788-1824), foi um valorizado poeta britânico e uma das figuras influentes do Romantismo, celebre por suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje.

Byron não ganhou tanta fama apenas pelos seus escritos, mas pela sua vida, com muitas amantes, dividas, separações e alegações de incesto... Resumindo, sua vida era literalmente extravagante.





A relação entre a vida pessoal de Byron e sua poesia

A relação entre a vida pessoal de Byron e a sua poesia é muito estreita: o autor fala através do seu personagem, isto é, fala sobre suas experiências pessoais, sobre suas crise existencial, mas por ser um romântico, Byron, usa muito suas paixões, muitas vezes violentas e irrefreáveis. Apesar que, a vida de Byron é quase tão fantástica e romântica quanto a dos personagens que criou a partir de si mesmo: amores problemáticos, melancolia exacerbada, desprezo pela sociedade que o condena, atos que revelam uma grande sede de liberdade e, para fechar com chave de ouro, a morte  na Grécia, enquanto preparava um ataque contra os turcos, que na época dominavam o território grego.
Feito por Letícia Braga e Gabriela Cabral.