George Gordon Byron, conhecido como Lord Byron, nasceu em 22 de janeiro de 1788, em Londres.
Apesar de nascer em família rica, seu pai, Capitão John Byron, era um "bon-vivant" que destruiu toda a riqueza. Sua mãe, Catherine Gordon Byron, vinha da família dos Gordons escocês, uma família tradicional e muito conhecida por sua ferocidade e violência.Havia, junto com a esposa, imigrado para a França para fugir das cobranças de credores. Porém, como ela não queria que seu rebento nascesse em solo francês, não hesitou em voltar à ilha da rainha. John ficou e encontrou abrigo na casa de sua irmã. Em 1791, ele encontrou a morte em Missolonghi, onde estava lutando ao lado dos gregos pela sua independência da opressão turca. Segundo consta, a causa da morte parece ter sido uremia, complicada por febre reumática.Logo após o nascimento de Byron, sua mãe o levou para a Aberdeen, Escócia, onde uma deformidade em seu pé logo ficou evidente.
Feito por Ellen,Thaís e Milena.
George Gordon Byron(1788-1824), foi um valorizado poeta britânico e uma das figuras influentes do Romantismo, celebre por suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje.
Byron não ganhou tanta fama apenas pelos seus escritos, mas pela sua vida, com muitas amantes, dividas, separações e alegações de incesto... Resumindo, sua vida era literalmente extravagante.
A relação entre a vida pessoal de Byron e sua poesia
A relação entre a vida pessoal de Byron e a sua poesia é muito estreita: o autor fala através do seu personagem, isto é, fala sobre suas experiências pessoais, sobre suas crise existencial, mas por ser um romântico, Byron, usa muito suas paixões, muitas vezes violentas e irrefreáveis. Apesar que, a vida de Byron é quase tão fantástica e romântica quanto a dos personagens que criou a partir de si mesmo: amores problemáticos, melancolia exacerbada, desprezo pela sociedade que o condena, atos que revelam uma grande sede de liberdade e, para fechar com chave de ouro, a morte na Grécia, enquanto preparava um ataque contra os turcos, que na época dominavam o território grego.
Feito por Letícia Braga e Gabriela Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário